Friday, February 17, 2006

 

Ordem de Cristo


(1:Convento de Cristo, Tomar)
(2:Cruz da Ordem de Cristo)

Nos séculos XII e XIII, a Ordem dos Cavaleiros Templários ajudou os portugueses nas batalhas contra os Mouros "infiéis". Em troca recebeu extensas terras e poder político. Os castelos, igrejas e povoados prosperam sob a sua protecção. Em 1314, o Papa Clemente V foi forçado a suprimir esta rica e poderosa ordem, mas D. Dinis transformou-a na Ordem de Cristo, que herdou as propriedades e previlégios dos Templários.


Os ideais da expansão cristã reacenderam-se no século XV quando o seu Grão-Mestre, Infante D. Henrique, investiu os rendimentos da Ordem na exploração marítima.

A Ordem de Cristo é uma ordem religiosa que não possui graus, templos, ritos, insígnias ou passes.

Não precisa reunir-se, e os seus cavaleiros, conhecem-se sem saber uns dos outros, falam uns com os outros sem o que propriamente se chama linguagem. Costuma-se dizer, porém, que quando se é escudeiro dela não se está ainda nela; quando se é mestre dela já não se lhe pertence.


A entrada para a Ordem de Cristo não se processa por nenhuma iniciação, ou, pelo menos, por nenhuma iniciação que possa ser descrita em palavras. Não se entra para ela por querer ou por ser chamado; nisto esta conforma-se com a fórmula dos mestres: «Quando o discípulo está pronto, o Mestre está pronto também.» E é na palavra «pronto» que está o sentido vário, conforme as ordens e as regras.

Os cavaleiros da ordem de cristo - chamemos-lhes assim - não dependem de ninguém, não obedecem a ninguém, não precisam de ninguém, nem da Fraternidade de que dependem, de que obedecem. Os cavaleiros são entre si iguais naquilo que os torna cavaleiros; entre eles não há diferenças. Eles estão ligados uns aos outros pelo simples laço de serem tais, e assim são irmãos, não são sócios nem associados. São irmãos, digamos assim.

Na Ordem de Cristo não há juramento nem obrigação. A Ordem de Cristo é descendente da ordem dos templários.
Pessoas associadas à Ordem de Cristo: Infante D. Henrique; Vasco da Gama; Dom Guilherme de São José António de Aranha; Fernão Mascarenhas; Pedro Álvares Cabral.
Convento de Cristo .



O Convento da Ordem de Cristo e Castelo dos Templários: Em Tomar, formam um conjunto único no seu género: O Castelo foi fundado em 1160 por Gualdim Pais, Mestre da Ordem dos Templários em Portugal, e dentro das suas muralhas viveram as primeiras gentes de Tomar. O Convento é constituído por sete claustros e outros edifícios, contém no seu interior notáveis obras de arquitectura. O edifício mais antigo do Convento é a Charola, datada do século XII.



Bibliografia:www.wikipédia.org, www.google.com

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?